7 de ago. de 2023

Consórcios: 6 verdades e mentiras sobre o tema



"CEO conta que é possível investir sem receio nesse segmento"

O consórcio é uma das modalidades de crédito mais seguras para investir há mais de 60 anos. Muito utilizado por pessoas que querem comprar um bem ou serviço, mas não tem o dinheiro no momento, a modalidade oferece uma série de vantagens para organizar uma compra planejada. 

Entretanto, por mais que o setor se mantenha em crescimento, muitos mitos e inverdades rodeiam o segmento, gerando uma série de dúvidas nos consumidores. Por isso, Rodrigo Martins, CEO da Âncora Consórcios, empresa que está há mais de 30 anos nesse mercado, esclarece alguns desses mitos e conta a verdade sobre o funcionamento do consórcio no Brasil. 

 

1- NÃO TEM JUROS. 

Verdade. Na minha opinião, essa é a principal vantagem do consórcio perante outras modalidades de crédito. É possível planejar as parcelas, com preços mais acessíveis.  

 

2- CONSÓRCIO É SORTE 

Mentira. Dizem que só quem é sortudo consegue a contemplação, mas a questão é que o consórcio envolve estratégia também. O consorciado não precisa ficar esperando apenas os sorteios mensais, é possível dar lances para aumentar as chances e adiantar a contemplação. O lance mais alto do mês leva a carta de crédito antes do fim das prestações. 

 

3- É MAIS FÁCIL ENTRAR EM UM FINANCIAMENTO.

Mentira. É muito mais fácil entrar em um grupo de consórcio, não é necessário comprovar renda e caso a situação não esteja regularizada, a pessoa tem tempo para se ajeitar junto aos credores, já que as verificações só são feitas quando a carta é contemplada. 

 

4- É NECESSÁRIO TER UM VALOR ALTO PARA ENTRAR EM UM CONSÓRCIO. 

Mentira. As parcelas são planejadas e não há necessidade de dar entrada para investir em uma carta de crédito. A pessoa pode começar com a parcela que cabe no seu bolso e depois, ao longo do tempo, dar lances para acelerar a contemplação. 

 

5- O CONSÓRCIO É REGULARIZADO. 

Verdade. O consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central. Além disso, a modalidade conta com uma legislação própria desde 2008, uma importante conquista do setor, que traz segurança jurídica aos consorciados, e também às administradoras. Uma dica: antes de aderir a um consórcio sempre confirme que a administradora do grupo seja autorizada, mesmo que a adesão seja feita junto a um representante, no contrato sempre tem o CNPJ da administradora. Todas as empresas associadas à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios) são autorizadas. 

 

6- SE ATRASAR AS PARCELAS NÃO PODE SER CONTEMPLADO

Verdade. Para ser justo com os outros integrantes do grupo, o consorciado inadimplente fica impossibilitado de participar dos sorteios mensais ou fazer lances nas assembleias, inclusive, se possuir mais de uma parcela em atraso, pode ser excluído do grupo que participa. 

 E aí sabia disso? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo