Há cerca de dez anos, a escova progressiva literalmente fez a cabeça das brasileiras que preferem os cabelos lisos. Antes de optar pelo procedimento, tome alguns cuidados. Produtos para alisamento registrados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não trazem perigo à saúde. No entanto, procure obter mais detalhes sobre os componentes do produto, de forma a evitar alergias e outras reações que podem variar de pessoa para pessoa. Na dúvida, converse com seu dermatologista.
No Brasil, muitos salões de beleza ainda insistem em usar o formol em suas fórmulas de alisamento. Fique longe dessa prática. O uso de formol como alisante de cabelos está proibido pela ANVISA desde 2009. A Agência não registra produtos que contenham formol na formulação, pois pode este componente causar diversos malefícios à saúde, como:
- Irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo;
- Queda de cabelo;
- Ardência e lacrimejamento dos olhos;
- Alergias;
- Câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios);
- Dores de barriga, enjoos etc.;
- Em casos mais graves, o formol pode provocar até a morte.
Por isso, se você deseja alisar os cabelos, opte somente por procedimentos seguros, que usem produtos registrados na ANVISA. Fuja de fórmulas mágicas, pois não existem. Não coloque a saúde em risco em nome de fios mais lisos. Cabelo bonito é cabelo saudável.
Tipos de Progressiva:
Definitiva
O procedimento possui este nome pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês e reestruturação térmica. E promete durar mais tempo que a progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.
Marroquina
A diferença das citadas acima é que, por utilizar um neutralizador, a escova marroquina permite que você prenda os fios no mesmo dia do processo e lave-os no dia seguinte. A fórmula costuma incluir a combinação de 0,2% de formol (limite permitido pela Anvisa), queratina, proteínas da seda, argila e cacau.
Alisamento Fotônico
Conhecido também como photon hair e laser form, este tipo de alisamento promete usar menos química que os demais, e hidratar intensamente os fios. O laser para tratamento de cabelo é mais superficial do que o utilizado pela medicina. Eles são semelhantes aos de consultórios odontológicos, que auxiliam no clareamento dental. A luz é utilizada durante a aplicação de um produto de alisamento. Em seguida, retira-se a química e direciona-se novamente o aparelho durante a aplicação do neutralizador.
Os aparelhos devem ter controladores de tempo que avisam quando o produto deve ser retirado do cabelo, garantindo a segurança. O laser pode ser usado também para fazer hidratação, reflexos, luzes, coloração e ainda auxiliar no combate a queda.
Escova de Chocolate
O efeito depende muito do tipo de cabelo. Nos muito crespos ou afros, a escova ajuda a domar os fios e definir os cachos. Os ondulados se tornam super lisos. E os já lisos ganham hidratação, revitalização e menos volume. Em geral, o efeito fica mais natural que os outros alisamentos.
Escova de Morango
A fruta possui alto teor de Vitamina C. O tratamento é ideal para quem tem cabelo levemente ondulado, armado ou rebelde. O produto ajuda a manter o volume sob controle, tira os arrepiados, fortalece os fios, dá brilho e maleabilidade. O resultado é um pouco mais suave que a escova de chocolate.
Escova Inteligente
Também é conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém, a escova inteligente permite que os cabelos sejam lavados no mesmo dia do tratamento. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Reduz o volume do cabelo e alisa deixando um aspecto natural, sem ser um liso muito chapado. Cabelos crespos ganham cachos domados. O produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol.
Minha Opinião: Particularmente eu ja usei a Progressiva Definitiva, achava que seria mais fácil domar os cachos e mais facil de cuidar. Mas no meu caso não foi assim alem de danificar meu couro cabeludo, sempre tinha aquele corte que diziam é só nas pontas,pra ajudar mas com o tempo vi que era ao contrario tava queimando o meu cabelo e por isso o motivo do corte a mesmo tamanho que crescia era o que seria cortado nas pontas assim nunca via diferença no crescimento até que resolvi parar. Agora se for optar por alguma ajuda química busco aquela que não agride meu couro cabeludo e que não mude a estrutura dos meus cachos permanentemente.
E voces ja usaram algumas desses procedimentos? qual foi sua experiencia do que funcionou ou não usaria mais.... Diz aí....
Fonte: http://www.sbd.org.br/
https://www.hagah.com.br
Fonte: http://www.sbd.org.br/
https://www.hagah.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário