Oi Pessoal!!!! Tudo bem?
Em um post anterior comentei que tenho uma pequena dificuldade em adaptação de produto pois sou alérgica desde criança e tenho dermatite, e as vezes alguns produtos dão reações inesperadas ao que realmente preciso.
Pensando nisso, postarei sempre matérias referentes ao assunto saúde, porem todos serão de fonte segura, pois como uma Ser humana normal, não tenho formação medica para falar nesses assuntos, mas sempre adicionarei fontes seguras e confiáveis e deixarei a informações correta de onde foi retirado a matéria, visto que por direitos autorais, não podemos sonegar informações e nem as fontes utilizadas para tais.
Vamos la entender mais sobre esse assunto:
Dermatite Seborreica
O QUE É?
A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade. A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica.
A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.
SINTOMAS
De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:
• oleosidade na pele e no couro cabeludo;
• escamas brancas que descamam – caspa; escamas amareladas que são oleosas e ardem;
• Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele
• leve vermelhidão na área;
• possível perda de cabelo.
Esta dermatite pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como, couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas, e tórax.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O dermatologista poderá necessitar de alguns exames clínicos, como exame micológico, biópsia e teste de contato.
TRATAMENTO
O tratamento precoce das crises é importante, e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; evitar uso de chapéus ou bonés, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes/pomadas também com anti fúngicos e eventualmente com corticosteróide, dentre outros especificados pelo dermatologista.
PREVENÇÃO
Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e uso de shampoo adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.
É necessário seguir o tratamento correto, o qual irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, bem como alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como estresse, má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcóolica.
Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de vestir-se; usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica; controlar o estresse físico e mental e a ansiedade; retirar completamente o shampoo e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça.
Fonte:http://www.sbd.org.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário